Notícias

Fique ligado

Entenda a origem e o significado das fontes de receita do seu Sindicato Um Sindicato, para dar conta de suas despesas e exercer o seu papel em defesa dos trabalhadores, precisa de receitas. A forma como a entidade arrecada esses recursos é estabelecida em lei e composta de três fontes: o imposto sindical, a contribuição assistencial e a mensalidade dos sócios.

O imposto vem sendo debatido no Congresso por iniciativa da CUT, devido ao seu caráter autoritário, com consequências nefastas, como a instrumentalização de sindicatos que não representam suas bases.

A contribuição assistencial, ao contrário, é decidida ano-a-ano pelos trabalhadores, em assembléia da categoria, e é utilizada para dar conta das despesas das campanhas salariais. Todos contribuem, associados ou não, e todos usufruem das conquistas alcançadas.

As mensalidades dão conta das despesas cotidianas da entidade, dos serviços oferecidos, da assistência prestada. A mensalidade é descontada apenas dos sócios, que apóiam a entidade e usufruem dos seus serviços.

Por isso, fique atento, seja consciente e participe da entidade. Um Sindicato se faz com a participação de todos(as).

 

Adicionar Comentários

Clique aqui para publicar o seu comentário

Precisa de ajuda?