Outubro Rosa: Sindigru apoia a Campanha de Conscientização da Prevenção ao Câncer de Mama

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos

Por: Redação Sindigru com INCA e OAB - Publicação: 04/10/2016
Prevenção ao Câncer de Mama - imagem: google - Baixar Imagem

Desde 1997, vários países de todo o mundo escolheram o mês de Outubro como o mês da conscientização do combate ao Câncer de Mama. Conhecido como Outubro Rosa, este é o mês em que se levanta o debate à respeito da doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

O Câncer de Mama é curável, e para isso, ser identificado precocemente pode fazer toda diferença. O autoexame pode ser uma excelente oportunidade de se prevenir, principalmente antes dos 40 anos de idade.

Ele pode e deve ser feito regularmente, mas lembre-se que a mamografia é o exame mais recomendado e definitivo com relação ao afastamento da possibilidade do Câncer de Mama, afinal, ela consegue identificar nódulos de até 1mm, que a paciente só identificaria através do autoexame após 3 anos de doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Aeroviária, participe dessa nobre Campanha!