Guarulhos registra 2,4 mil empregos criados no 1º trimestre de 2014

Nos últimos 12 meses foram criados 13.263 postos de trabalho na cidade

Publicação: 23/04/2014

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados na última quinta-feira (17), em Brasília, em março foram gerados 765 novos (0,22%) empregos com carteira assinada no mercado formal de trabalho de Guarulhos. Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no acumulado do primeiro trimestre de 2014 os dados mostram um saldo de 2.424 empregos (+0,71%). (Foto: Google)

Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses verificou-se a criação de 13.263 postos de trabalho, equivalente à expansão de 4,02% no contingente de empregados celetistas de Guarulhos. O saldo de março foi resultado de 12.700 admissões e de 11.935 desligamentos. Os números mostram que, mais uma vez, o município ficou à frente do Estado de São Paulo e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) na expansão de empregos criados, com 0,15% e 0,09%, respectivamente.

Análise Setorial

Os dados mostram que o setor de Serviços, com 1.247 postos de trabalho, manteve a liderança no ranking de empregos criados mensalmente. Nos outros sete setores pesquisados, quatro apresentaram resultado negativo em março. Foram eles: Indústria de Transformação (-449 postos), Construção Civil (-145 postos), Comércio (-20) e Extrativa Mineral (-8).
Nos primeiros três meses do ano, Serviços foi o responsável pela geração de 3.186 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, esse mesmo setor gerou 10.272 empregos diretos com carteira assinada. Enquanto isso, o Comércio teve saldo negativo de -1.294 no primeiro trimestre de 2014, mas é o segundo setor em número de empregos criados entre abril de 2013 e março de 2014, com saldo de 2.882.

“Houve um refluxo no total de empregos criados em março em relação ao mês anterior, provavelmente motivado pela antecipação nas contratações ocorridas em fevereiro. Mas, a expectativa é de que a geração de empregos neste ano mantenha o mesmo patamar do ano passado, que superou os 16 mil”, afirmou Rabih Khalil, secretário do Trabalho.

Redação Sindigru com Prefeitura de Guarulhos