Sindigru participa da segunda rodada de negociação da Campanha Salarial com as empresas

Próxima rodada está prevista para 5 de novembro, data que as empresas devem apresentar alguma proposta

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru com informações da Agência Amora - Publicação: 25/10/2019

O Sindigru, representado pelo presidente Rodrigo Maciel, e os demais Sindicatos de Aeroviários e Aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (FENTAC) participaram na terça-feira (22) da segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2019/2020 com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) e a Latam, em São Paulo.

Após a reforma trabalhista, garantir a manutenção de todas as cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) se tornou um grande desafio para os sindicatos. Ainda assim, durante as negociações, representantes sindicais buscam não só manter todos os direitos como incluir novas cláusulas sociais, além de conquistar aumento real nos salários e demais cláusulas econômicas.  com total apoio da categoria.

Nesta rodada ainda não foi discutido aumento nos salários e demais cláusulas econômicas. A expectativa para o próximo encontro, agendado para 5 de novembro, é de que as empresas apresentem uma contraproposta à reivindicação dos sindicatos, além de suas sugestões de atualização da CCT. Com os dados em mãos, Sindicatos vão acionar as categorias de aeroviários e aeronautas para apresentar as pautas em assembleias.

Principais reivindicações

Aeroviários

• Reajuste salarial: INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, mais 2% de ganho real;
  • Aumento de 6% nas demais cláusulas econômicas;
  • Mudança na redação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) no item de horas extras, com a retirada de ambiguidade no texto que fala sobre compensação;
  • Inclusão de responsabilização da empresa por itens obrigatórios da apresentação pessoal, como é o caso do kit maquiagem. A exigência da companhia faz parte do uniforme e Sindicatos acreditam que empregadores devem arcar com esse custo;
  • Folga agrupada mensal;
  • Acomodação individual para cursos oferecidos pela empresa;
  • Esclarecimento do sentido de força maior na mudança de escalas.

Próximas rodadas

As próximas rodadas com o SNEA e a Latam estão previstas para os  5/11 e 12/11, em São Paulo, mas em horários diferentes.

Participam da negociação os Sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Nacional e o Sindicato Nacional dos Aeronautas.  A data-base das categorias é 1º de dezembro.