Sindigru se reúne com LATAM e empresa tem postura intransigente com as demandas da categoria

Reunião discutiu demissões no check-in e o adicional de periculosidade dos mecânicos

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru - Publicação: 22/04/2019
arte: Mídia Consulte - Baixar Imagem

Dirigentes do Sindigru participaram na terça-feira (16) de reunião com o representante de relações trabalhistas e sindicais da LATAM, Roberto Baccaro, para tratar sobre o adicional de periculosidade dos mecânicos, conquista garantida pelo Sindicato, e as demissões dos trabalhadores do check-in. Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Rodrigo Maciel, e  os diretores, Vitor, Orisson, Ivanildo, Leandro e Assis.

Sobre o adicional de periculosidade, a empresa foi intransigente e manteve a decisão de retirar o direito, conforme foi anunciado por gestores da LATAM no início de abril. “O Sindicato tentou negociar uma prorrogação do benefício para não impactar na vida financeira dos trabalhadores, mas a empresa não aceitou”, conta a direção do Sindigru.

O adicional de periculosidade é uma compensação financeira, que se refere a 30% a mais no salário, para os trabalhadores que estão expostos a condições de risco à vida no ambiente laboral.

Check-in

Ainda nessa reunião, o Sindicato reivindicou a retirada da justa causa das demissões arbitrárias de trabalhadores do atendimento ao cliente/check-in, realizada pela empresa em março.

O Sindigru apresentou as fragilidades que existem no sistema utilizado pela LATAM para emissão de passagens. Mesmo diante das provas e relatos, a empresa manteve a decisão de categorizar as demissões por justa causa. O Sindicato entrou com pedido de liminar e denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Para a direção do Sindigru, a LATAM está massacrando e desrespeitando os trabalhadores. “Nessa reunião ficou bem claro que a empresa não se importa com seus funcionários. Vamos unir forças para buscar valorização. Junte-se ao Sindicato e abrace seus direitos!”, finaliza.