Sindigru participa de Conferência para debater o futuro do trabalho humano e como capacitar os trabalhadores

4ª Conferência Regional de Formação da CUT discutiu a Quarta Revolução industrial

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru - Publicação: 02/04/2019
A diretora Debora Cavalcanti (segunda da esquerda) com companheiros dos sindicatos participantes - Baixar Imagem

O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), representado pela Secretaria Geral, Debora Cavalcanti, participou no último dia 29 de março da etapa regional da 4ª Conferência de Formação, na subsede da CUT Guarulhos. Também participaram os Sindicatos dos Aeroportuários, profissionais da Saúde, Construção Civil e da Educação.

A 4ª Conferência é política essencial da CUT este ano, pois orientará as construções da luta de base e o congresso, que acontece em outubro. O Congresso que escolherá a nova direção também vai reorientar a participação da Central na política brasileira e na representação dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Na atividade, foi discutido o futuro do trabalho humano e como capacitar os trabalhadores para a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Para os Sindicatos, a opinião é unanime que o caminho é a capacitação dos dirigentes sindicais para atuar de forma conjunta com os trabalhadores e a sociedade.

A 4ª Conferência é fruto de uma ampla construção da Rede de Formação da CUT e será organizada em quatro etapas: local, regional, estadual e nacional. Além disso, também terão Conferências livres e temáticas com objetivo de levar propostas para a política nacional de formação da CUT.

Conteúdo

Para facilitar o acesso às informações sobre o andamento de todas as etapas da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de maio, em Belo Horizonte, a Central lançou o hotsite da atividade.

No hotsite, os trabalhadores e as trabalhadoras poderão acompanhar as discussões que estão acontecendo em todo país em imagens e notícias. A ferramenta também dá acesso aos calendários das etapas, aos conteúdos pedagógicos, palestrantes, materiais de divulgação, programação e vídeos.