20 de dezembro: Sindigru parabeniza mecânicos de aeronaves!

Estima-se que no Brasil têm 12.000 mecânicos de aeronave

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru - Publicação: 20/12/2018
Arte: Mídia Consulte - Baixar Imagem

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia do Mecânico de Aeronaves, profissão extremamente importante na aviação civil, que é responsável pela segurança de voo de milhares de passageiros. Mas infelizmente, esses trabalhadores são vítimas da perversa política de precarização da mão de obra por parte de algumas empresas aéreas.

De acordo com denúncias feitas à FENTAC,  algumas empresas aéreas brasileiras estão sobrecarregando os profissionais 'orange cap' (boné laranja, em inglês), 'blue cap' (boné azul) e o DOT (Despachante Operacional Terrestre) que atuam na pista acompanhando a colocação das bagagens e o serviço de rampa para fazer outras funções pertinentes aos mecânicos de pátio de hangar e oficinas. Isso é um absurdo porque esses profissionais já estão assumindo responsabilidades a mais do que já têm e não possuem a qualificação técnica exigida para a função de mecânico. Há relatos também que o próprio piloto ou o copiloto estão fazendo essa inspeção.

Essa medida, utilizada para reduzir custos, tem sido adotada no dia a dia pelas empresas com anuência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Elas justificam que as aeronaves não precisam do mecânico de pista porque são “modernas” e que não há exigência de um profissional para a tarefa de inspeção.

Para o Sindigru, essa prática é  extremamente grave porque pode acarretar consequências desastrosas e colocar em risco a vida e a integridade de milhões de passageiros que voam nos aviões das companhias.

Segundo a Associação Brasileira de  Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (ABMMA), no Brasil há 12.000 mecânicos de aeronave. 
 

Comunicação do SINDIGRU/CUT

Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Redatora: Vanessa Barboza Mtb-74572
Mídia Consulte: 55 + (11) –3136-0956 - 9+6948-7449
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Sindigru denuncia Latam por efetuar 40 demissões arbitrárias e acusar sem provas trabalhadores de fraude

22/03/2019 - Destaque

Sindicato e os funcionários demitidos injustamente farão ato nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, no Aeroporto, exigindo a readmissão dos trabalhadores. Sindigru já acionou o MPT

Aeroviários na Avianca Guarulhos aprovam estado de greve e intervenção do MPT

15/03/2019 - Destaque

Nova assembleia poderá deflagrar paralisação dos trabalhadores na empresa no GRU Airport

+

Campanha Salarial

Fotos

Paralisação no GRU Airport contra demissão arbitrária de dirigentes do Sintaag

Vídeos

Facebook