Sindicalistas da Aviação falam do Programa “Defensoras das Mulheres” da ITF em Encontro Regional com países da América Latina

Neste Encontro, participaram tripulantes e aeroviários de doze países da América Latina das empresas aéreas Latam e Avianca

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação Sindigru - Publicação: 05/12/2018
Dirigentes mulheres do Brasil e América Latina no Encontro Internacional da ITF no Brasil - foto: Viviane Barbosa/Mídia Consulte - Baixar Imagem

O programa “Defensoras das Mulheres” de combate à violência contra a mulher da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) foi abordado no Encontro Regional dos sindicatos de trabalhadores do setor da aviação civil, realizado nos dias 28 e 29, na sede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos.

Neste Encontro, participaram tripulantes e aeroviários de doze países da América Latina das empresas aéreas Latam e Avianca dos setores de Rampa e dos Serviços de Navegação nos Aeroportos, entre outros.

Representando o Brasil participaram os sindicatos aeroviários de Porto Alegre, Pernambuco, Guarulhos e os de base Nacional dos Aeroviários, Aeronautas e Aeroportuários, filiados à FENTAC/CUT.


Mara Meiry - foto: Dino Santos

A sindicalista Mara Meiry, coordenadora do programa no Brasil pela ITF que está sendo desenvolvido pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), falou sobre o 2º Treinamento do programa, ocorrido no Brasil do dia 12 a 14 de novembro, que reuniu mulheres dirigentes dos sindicatos dos aeroviários, aeronautas e aeroportuários do Brasil; Tripulantes de Cabine do Peru e dirigentes do Sindicato das Carreteras (caminhoneiros) da Argentina.  

"Debatemos a importância de inserir cláusulas nas mesas de negociações que possam amparar e proteger as trabalhadoras  vítimas de violência doméstica. No setor aeroportuário temos empresas que já manifestaram interesse", conta a dirigente que é Secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

Recentemente, Mara assumiu a Secretaria de Formação do Sina. "Há 20 anos não havia uma mulher na Executiva da entidade", destaca nota do Sindicato.

Mães, mulheres e sindicalistas 


Dina e Elsi - foto: Viviane Barbosa/Mídia Consulte 

 

O Portal da FENTAC ouviu as sindicalistas e mães Dina Feller, comissária de voo e coordenadora de Organização Sindical da ITF das redes Latam e Avianca na América Latina, e Elsi Cedeño, dirigente do Sitecmap (Sindicato de Técnicos de Mantenimiento de Aeronaves), do Panamá, que falaram sobre a importância de participar desse Encontro Internacional.

“É fundamental que os sindicatos estejam organizados, fortes e sejam capazes de pensar no futuro os cenários desejáveis e possíveis para a classe trabalhadora. Estamos vivendo a ‘estrangelização’ da indústria da aviação civil e precisamos ter uma profunda consciência política”, explica Dina Feller.

Já Elsi, que participou pela primeira vez, destacou que retornará para seu país e base com a missão de fortalecer o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves e, em parceria  com os demais países da América Latina, construirá ações para melhorar as condições de trabalho,saúde e segurança dos trabalhadores. 

 


Elsi com sua filha - foto: Viviane Barbosa/Mídia Consulte 

 


Dina e Elsi com suas bebês - foto:  Kalinka Santos/Sina



Confira os vídeos sobre o 2º Treinamento do Programa "Defensoras das Mulheres" da ITF:

Comunicação do SINDIGRU/CUT

Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Redatora: Vanessa Barboza Mtb-74572
Mídia Consulte: 55 + (11) –3136-0956 - 9+6948-7449
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Sindigru vai denunciar irregularidades da LATAM ao MPT e ANAC e propõe Frente Parlamentar em Defesa dos Mecânicos de aeronave

15/05/2019 - Destaque

Encaminhamento foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia realizada nesta quarta-feira (15)

Avianca demite mais 30% de seus trabalhadores em Guarulhos

02/05/2019 - Destaque

Quarta maior companhia aérea do país está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado

Sindigru segue acompanhando todo o processo de recuperação judicial da Avianca

22/04/2019 - Destaque

“Estamos acompanhando tudo de perto todo. Não vamos aceitar prejuízos para os trabalhadores”, alerta o presidente do Sindicato, Rodrigo Maciel

+

Campanha Salarial

Fotos

Paralisação no GRU Airport contra demissão arbitrária de dirigentes do Sintaag

Vídeos

Facebook