Campanha Salarial 2018: Empresas aéreas não apresentam contraproposta da pauta dos aeroviários

Negociação continua no dia 13 de novembro

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação da FENTAC - Publicação: 07/11/2018
Rodada de negociação FENTAC e SNEA - aeroviários foto: Mídia Consulte - Baixar Imagem

As negociações da Campanha Salarial 2018 dos aeroviários e aeronautas da base da FENTAC/CUT ainda continuam sem uma definição por parte das empresas aéreas.

Essa foi a avaliação das lideranças dos sindicatos que realizaram nesta quarta-feira (7) a terceira rodada de negociação com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), que representa todas as empresas aéreas, inclusive a LATAM, GOL, Avianca e Azul. O encontro aconteceu no Hotel Mercure, na capital paulista.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos e diretor da FENTAC, Rodrigo Maciel, manifestou preocupação sobre a postura do SNEA nas rodadas.

“As empresas responderam em parte e não na totalidade sobre as 35 cláusulas que propusemos melhorias e avanços. Notamos que elas enxergam essas pautas como custos, mas na verdade são questões de direito e tem a finalidade de melhorar a qualidade vida e saúde dos trabalhadores”, conta Maciel.

Na rodada desta quarta-feira, os aeroviários destacaram alguns pontos que as empresas aéreas precisam avançar tais como: a folga agrupada, a reivindicação é que seja mensal, e a garantia do  direito ao auxílio creche para o pai aeroviário – hoje apenas as aeroviárias têm esse benefício.

Outra reivindicação importante é que as empresas forneçam como item do uniforme um auxílio maquiagem para as aeroviárias, que hoje gastam em média cerca de 10% do salário para manter o padrão exigido pelas companhias.

Confira as principais reivindicações dos aeroviários

Próxima rodada: 13 de novembro

A FENTAC/CUT e os sindicatos dos Aeroviários e dos Aeronautas continuarão as negociações da Campanha Salarial com o SNEA na próxima terça-feira, dia 13 de  novembro, das 9h30 às 12h, no Hotel Mercure, em São Paulo.

A última rodada está prevista para dia 22 de novembro.

Assista ao vídeo do Maciel