GRU Airport reconhece truculência de agentes de seguranças em reunião com Sindigru

Diretores da Concessionária pediram desculpas e reforçaram que os seguranças podem abordar,mas qualquer atitude suspeita deve ser informada às autoridades policiais

Por: Viviane Barbosa, Redação Sindigru - Publicação: 03/10/2018
Vista aérea do GRU Airport - foto: wikipedia - Baixar Imagem

Após o grave episódio de agressão envolvendo agentes de seguranças no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), a Concessionária se reuniu nesta quarta-feira (3) com o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru).

Durante a reunião, os representantes do GRU disseram que tomaram conhecimento sobre os vídeos de agressões e consideraram inadmissível a conduta dos seguranças – que agiram de forma truculenta e hostil contra passageiros, trabalhadores do Aeroporto, inclusive uma senhora idosa.

Leia matéria
Seguranças do GRU Airport agridem trabalhadores e passageiros, denuncia Sindicato dos Aeroviários

Diretores da Concessionária pediram desculpas e reforçaram que os seguranças podem abordar, mas qualquer atitude suspeita deve ser informada às autoridades policiais. Também se comprometeram em implementar regras para a equipe e irão investir em treinamentos e formação  para adaptar os seguranças ao sítio aeroportuário. Eles farão um  treinamento complementar  semelhante ao dos agentes de proteção da aviação civil (APACs).

A Concessionária informou que conta com 30 agentes de segurança contratados há quatro meses e os envolvidos no episódio foram advertidos e um deles foi desligado.

A administradora do Aeroporto também parabenizou o Sindigru por ter se prontificado em notificar esse tipo de ocorrência, que vai além da esfera do trabalho, e reforçou que deseja manter um canal aberto de diálogo com o Sindicato.

Segurança  de  voo

Na ocasião, dirigentes do Sindicato apontaram também a precariedade no trabalho das empresas terceirizadas no pátio de manobras.  “Elas não têm oferecido os equipamentos de segurança para os trabalhadores, o que coloca em risco suas vidas. Além disso, isso afeta diretamente a segurança de voo”, destacou a direção do Sindicato.

A Concessionária disse que vai acompanhar a situação e solicitou ao Sindicato que sempre a mantenha  informada sobre qualquer tipo de acontecimento, e será “um braço” para resolver essas questões.

Reunião

Participaram da reunião pelo Sindigru: o presidente Rodrigo Maciel e os dirigentes Cláudio Chagas (Xinxim), Orisson Melo, Leandro Cavalcante e Ivanildo Marques de Oliveira.  Representando a concessionária estiveram presentes os diretores Miguel Dau, Chefe de Operações, e Daniel Moraes, responsável pela área de Relações de Trabalho.