Sindigru entrega pauta de reivindicações dos aeroviários para o SNEA

O mote da Campanha neste ano é “#Abrace esse Compromisso: Lutar, Ampliar e Conquistar”

Por: Viviane Barbosa, da RedaçãoSindigru - Publicação: 21/09/2018
Pautas dos aeroviários protocoladas ao SNEA no dia 20 de setembro 2018- montagem: Mídia Consulte - Baixar Imagem

A FENTAC protocolou na quinta-feira (20) ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) as pautas de reivindicações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019 dos aeroviários de Guarulhos, Pernambuco, Porto Alegre e o Sindicato Nacional dos Aeroviários – que foram aprovadas em assembleias dos trabalhadores nas bases.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas entregou a pauta no dia 13 de setembro, data na qual aconteceu a quarta e última reunião bimestral com as empresas que, infelizmente, não teve avanços.

Unidade para barrar ataques da Lei Trabalhista

O presidente da FENTAC, Sergio Dias, destacou que a unidade dos aeronautas e aeroviários será fundamental para resistir e enfrentar a conjuntura difícil desta Campanha, principalmente, agora com a vigência da nefasta Lei Trabalhista (13.467/2017), que vem retirando direitos da classe trabalhadora.

O dirigente destacou que na última Campanha o cenário também foi muito difícil, mas os trabalhadores da aviação civil obtiveram importantes vitórias como: encerrar a negociação dentro da data-base, antes de 1º de dezembro, conquistar a reposição da inflação com aumento real e a manutenção integral da CCT.

“O cenário será semelhante ao do ano passado: forte ataque a qualquer salvaguarda aos direitos trabalhistas. Isso já ficou constatado nas reuniões bimestrais desse ano com as empresas aéreas, que tentaram retirar direitos. Diante disso, vamos valorizar a nossa Convenção Coletiva, garantir as conquistas e avançar nas melhorias e por mais direitos”, destaca Dias.

Confira aqui as pautas de reivindicações dos Aeroviários e Aeronautas 

Principais reivindicações das categorias

Neste ano, os sindicatos reivindicam a reposição integral da inflação do período de 12 meses da data-base 1º de dezembro, (calculada pelo INPC-IBGE) acrescida de 2% a título de ganho real nos salários dos aeroviários e dos pilotos e comissários. Os tripulantes também reivindicam a reposição da inflação acrescida de 2% nas cláusulas econômicas: pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais que o pedido foi maior), vale alimentação e seguro de vida. 

Já para os aeroviários, nos demais itens econômicos, como piso, cesta-básica, vale-refeição, seguro e outras econômicas, a reivindicação é de 10%.

Outra luta das categorias é a inclusão de cláusulas sociais que melhorem as condições de trabalho, saúde, proteção, segurança e assegurem qualidade de vida. 

Os sindicatos também reivindicam salvaguardas de proteção ao emprego – a Lei Trabalhista aprovou a terceirização irrestrita nas áreas principais da empresa, aumentando as demissões em massa em vários setores. Casos recentes são as terceirizações na rampa da LATAM em Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).  

Outro ponto nefasto dessa Lei que tem prejudicado muito as categorias é sobre a homologação.  Com o fim da obrigatoriedade de revisão por parte do sindicato, algumas empresas estão cometendo erros nos cálculos e até descontos indevidos nas rescisões dos trabalhadores. 

Nesta Campanha Salarial, os sindicatos propõem a elaboração de um aditivo na CCT para que as homologações continuem sendo feitas nos sindicatos.

Lutas permanentes e novos direitos 

O auxílio-maquiagem é outra luta importante para as aeroviárias, que pagam do próprio bolso por uma norma que é exigida pelas empresas. Outras lutas em defesa dos direitos das aeroviárias são a garantia de condições de trabalho para gestante e de emprego ou salário para empregada que sofrer aborto.

Outras prioridades são a criação de campanhas de conscientização para combater o assédio moral e todos os tipos de discriminações; e que as empresas tenham sensibilidade e subsidiem em 100% o valor dos medicamentos receitados em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças que surgiram no local de trabalho. 
 
Os sindicatos também reivindicam a inclusão de cláusulas novas que garantam um plano de previdência privado, de saúde e odontológico para os aeroviários e aeronautas. 

Lançamento no dia 9 de outubro 

Os sindicatos filiados à FENTAC farão no dia 9 de outubro o lançamento da Campanha Salarial 2018 nas suas bases e divulgarão o mote “#Abrace esse Compromisso: Lutar, Ampliar e Conquistar”. 

A data-base das categorias é 1º de dezembro.

 

Confira as reivindicações dos Aeroviários

-Extensão do auxílio-creche também para os pais aeroviários;

-Obrigatoriedade de as homologações serem feitas com o acompanhamento do Sindicato;

-Auxílio-maquiagem para as aeroviárias, quando esta for uma exigência das empresas aéreas;

- Direito à folga agrupada em todos os meses; 

- Implementação de campanhas e apuração de casos sobre assédio moral, sexual, homofobia e discriminação;

- Auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho.

- Garantia de emprego ou salário à empregada que sofrer aborto;

- Garantia de emprego, por três anos, às vésperas da aposentadoria;

 - Transporte gratuito das 22:00h às 05:0Oh nos locais onde não houver transporte coletivo;

- Abono de falta para levar filho ao médico (5 faltas por ano);

- Criação de um Plano de Previdência Privada e Assistência médica e odontológica;

Comunicação do SINDIGRU/CUT

Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Redatora: Vanessa Barboza Mtb-74572
Mídia Consulte: 55 + (11) –3136-0956 - 9+6948-7449
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Aeroviários conquistam novos direitos e garantem cláusulas históricas na nova CCT-2018/2019

13/12/2018 - Destaque

O balanço da Campanha Salarial foi positivo. Além da reposição integral da inflação nos salários e demais benefícios econômicos (3,56%); todos os direitos conquistados nas Convenções foram garantidos e os trabalhadores e trabalhadoras conquistaram também cinco novas cláusulas

Campanha Salarial: Sindigru convoca assembleia geral com todos nesta segunda-feira (10)

07/12/2018 - Publicações Antigas

O Sindigru apresentará nesta assembleia aos trabalhadores nova proposta das empresas aéreas para renovação da CCT 2018/2019

Sindicalistas da Aviação falam do Programa “Defensoras das Mulheres” da ITF em Encontro Regional com países da América Latina

05/12/2018 - Destaque

Neste Encontro, participaram tripulantes e aeroviários de doze países da América Latina das empresas aéreas Latam e Avianca

+

Convênios

Campanha Salarial

Fotos

Paralisação no GRU Airport contra demissão arbitrária de dirigentes do Sintaag

Vídeos

Facebook