Mês da Consciência Negra

FENTAC/CUT e Sindigru repudiam terceirização nos setores da Latam no GRU Airport

Empresa anunciou a demissão em massa de cerca de 1000 trabalhadores e trabalhadoras ao Sindicato na segunda-feira (20)

Por: Viviane Barbosa, Redação Sindigru - Publicação: 21/08/2018
Atos e protestos contra a Reforma Trabalhista do governo golpista de Temer - crédito: Dino Santos (aula pública no GRU Airport) Roberto Parizzoti (Ato Paulista) e Sindigru - Baixar Imagem

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) repudiam a decisão da empresa aérea Latam que  terceirizou toda a sua operação de rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (Lost Luggage) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) -- considerado o maior do Brasil e o mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados.

A Coordenação de Relações do Trabalho da Latam comunicou essa mudança no contrato de trabalho ao Sindigru em reunião realizada na noite de segunda-feira (20).  A empresa também terceirizará a rampa no Aeroporto do Galeão (RJ).  Já na base do Sindicato Nacional dos Aeroviários, a Gerência da empresa informou que não irá terceirizar.

Em Guarulhos, a medida atingirá cerca de 1000 trabalhadores e trabalhadoras aeroviários, pais e mães de família, que foram atingidos pela nefasta Lei 13.467/2017, a "deforma" trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer (MBD-SP)  -- que permite a terceirização da atividade-fim, a principal do negócio da empresa.

Importante destacar que desde início o Sindigru, com o apoio da FENTAC, tem feito uma luta permanente na base, alertando os aeroviários e aeroviárias sobre os prejuízos que essa tal Reforma acarretaria aos direitos. O Sindicato tem mobilizado a categoria para a luta e resistência em defesa dos direitos e conquistas.

Para as entidades, a terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras funções na empresa.

Revogação da Lei Trabalhista

As eleições deste ano são uma ótima oportunidade para a classe trabalhadora e a população brasileira darem um “basta” nas urnas, ao elegerem para os parlamentos, governos estaduais e Presidência da República candidatas e candidatos sérios que tenham esse compromisso em revogar essa Legislação nefasta que vem destruindo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que foram conquistados com muita luta.

A FENTAC e o Sindigru defendem que sejam respeitados todos os direitos conquistados nas Convenções Coletivas de Trabalho, bem como o fim do trabalho intermitente e da terceirização fraudulenta. É fundamental também mecanismos de proteção aos direitos, principalmente neste momento em que o mundo do trabalho está em mudança.

Todo nosso respeito, apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Estaremos sempre do seu lado!

Diretoria da FENTAC/CUT
Diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos

Assista ao vídeo da entrevista de Rodrigo Maciel, presidente do Sindigru, para CUT-SP