FENTAC participa de Encontro do Comitê Mundial da Seção da Aviação Civil da ITF

Atividade reúne dirigentes dos sindicatos que representam os trabalhadores na aviação de vários países

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru - Publicação: 07/12/2017
Encontro do Comitê Mundial da Aviação Civil da ITF - Baixar Imagem

Dirigentes da FENTAC e do Sindigru estão participando em Buenos Aires, na Argentina, do Encontro do Comitê Mundial da Seção da Aviação Civil da ITF  (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), que visa debater as condições de trabalho dos trabalhadores em rampa, manutenção de aeronaves, entre outras funções importantes na aviação em todo o mundo. A atividade teve início na segunda (4) e termina nesta quinta-feira (7).

Estão representando a Federação, Sergio Dias,  presidente da FENTAC  e do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF, o diretor de Formação da entidade, Diogo Almeida e o diretor da FENTAC e do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), Orisson Melo.

O evento internacional reúne dirigentes dos sindicatos que representam os trabalhadores na aviação de vários  países, como Itália, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, Argentina, entre outros.

Debates

No primeiro dia da atividade (4), foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho sobre os trabalhadores em rampa na América Latina, que teve como objetivo compartilhar os problemas enfrentados pela categoria em cada país.

Já na terça-feira (5), segundo dia do evento, foi a vez de tratar sobre o Comitê Mundial da Seção de Aviação da ITF, que debateu os desafios da aviação mundial e propôs ações que respeitem os direitos e garantam condições melhores de trabalho aos trabalhadores na aviação.

Na quarta-feira (6), aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho Swissport, que tratou sobre os problemas comuns de cada país enfrentados pelos trabalhadores e foi tirada  estratégias conjuntas de enfrentamento aos ataques aos direitos e de defesa dos trabalhadores na empresa.

Ainda neste dia, foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho Lufthansa Technik (LHT), empresa alemã de manutenção, reparo e revisão (MRO) para aeronaves civis, seus motores e componentes. O debate teve como objetivo compartilhar os problemas enfrentados pelos trabalhadores da empresa em cada país.

A discussão tratou também sobre as condições de trabalho dos mecânicos de aeronave em todo o mundo e a tentativa de diversas empresas aéreas em retirar esses profissionais capacitados e trocá-los por mão de obra não qualificada.

“Denunciamos as más condições do trabalho dos mecânicos de aeronaves no Brasil. As empresas áreas estão demitindo e por causa disso existe pouca mão de obra para atender muitas aeronaves. Esse fato é preocupante porque temos relatos de trabalhadores que estão sendo afastados de suas funções por causa do desgaste físico e mental”, alertou o dirigente da FENTAC, Orisson Melo.

O sindicalista também falou da criação da Frente Nacional para Manutenção da Aviação Segura, uma iniciativa da FENTAC e dos sindicatos aeroviários filiados em parceria com a Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (ABMMA), que tem como objetivo impedir a substituição dos mecânicos de pátio ou trânsito por profissionais não habilitados para a função.

Comitê de Pessoal de Terra de Aviação Civil

Nesta quinta-feira (7), último dia do evento internacional, os dirigentes realizarão reunião do Comitê de Pessoal de Terra de Aviação Civil (GSCom) e após os debates setoriais realizados nos grupos serão aprovadas estratégias únicas no sentido de enfrentar os problemas apontados em nível mundial.