Sindigru lança Campanha Salarial no GRU Airport e presta apoio à greve da Aerolineas Argentinas

Dirigentes fizeram protesto no saguão principal do Aeroporto Internacional

Por: Viviane Barbosa, Redação Sindigru - Publicação: 31/10/2017
Dirigentes durante o lançamento no GRU Airport - foto: Sindicato - Baixar Imagem

Com faixas e cartazes, dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) percorreram os check-ins das principais companhias aéreas no GRU Airport na terça-feira (31) para conscientizar os trabalhadores sobre o Lançamento da Campanha Salarial 2017/2018.

Neste ano, as negociações estão sendo realizadas de forma unificada entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTAA).

Dirigentes do Sindigru também prestaram solidariedade à paralisação dos tripulantes e trabalhadores em solo da companhia aérea Aerolineas Argentinas e de sua filial Austral, que entraram em greve por  um reajuste salarial que recomponha o poder de compra nos salários. 

Negociações com as empresas aéreas

Até agora, foram realizadas três rodadas de negociações entre as Federações de Trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Na última, realizada na terça-feira (31), os sindicalistas reforçaram a importância das empresas avançarem na proposta de reajuste salarial acima da inflação (a reivindicação é de 5%)  e nas pautas sociais dos trabalhadores para a renovação das Convenções  Coletivos de Trabalho. 

A bancada patronal propôs repor a  inflação,  cujo acumulado de 12 meses da data-base das categorias (1º de dezembro) está em torno de 2,16%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE.

Para os dirigentes, a proposta é “insuficiente” e justificaram que dados recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam um bom desempenho da aviação, citando o aumento forte da demanda de passageiros por quilômetro voado e da oferta.

Outro dado que reforça que as empresas aéreas têm condições em pagar o INPC integral e o ganho real nos salários são as negociações salariais ocorridas no primeiro semestre deste ano. Segundo o órgão, das 300 negociações salariais realizadas 60% conquistaram ganhos acima da inflação.

Além disso, nos últimos seis anos, os aeroviários e aeronautas só tiveram 1% de ganho real acumulado; enquanto o crescimento da demanda nesse período das empresas foi de  30% e da produtividade em mais de 40%.

Próxima rodada

Na última rodada, o SNEA assumiu o compromisso em analisar as pautas de  reivindicações das Federações, entregues no dia 22 de setembro, na próxima rodada no dia 10 de novembro.

Reivindicações 2017

Estão em Campanha Salarial nas bases da FENTAC/CUT e FNTTA cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas, que são funcionários das empresas Latam, Gol, Avianca e Azul. As pautas foram entregues às empresas no dia 22 de setembro. Neste ano, os  aeronautas e aeroviários reivindicam a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro,  e ganho real (produtividade) que totaliza 5% nos salários, pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais), vale-alimentação,  seguro de vida e  no vale-refeição e 10% nos pisos salariais.

 

Principais reivindicações dos Aeroviários 

Garantia de creche ao pai aeroviário;
Garantia de emprego ou salário à empregada que sofrer aborto;
Falta abonada para o aeroviário atleta;
Pagamento do Auxílio Maquiagem para as aeroviárias; 
Implementação de Campanhas contra assédio moral, sexual, homofobia e discriminação;
Auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho.

Comunicação do SINDIGRU/CUT

Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Redatora: Vanessa Barboza Mtb-74572
Mídia Consulte: 55 + (11) –3136-0956 - 9+6948-7449
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Confira as principais reivindicações dos aeroviários

21/09/2018 - Destaque

O Sindigru lutará pela reposição da inflação integral acrescida de ganho real de 2%; 10% nos demais itens econômicos e pela melhoria e inclusão de cláusulas sociais que melhorem as condições de trabalho, saúde, proteção, segurança e assegurem qualidade de vida

Sindigru entrega pauta de reivindicações dos aeroviários para o SNEA

21/09/2018 - Destaque

O mote da Campanha neste ano é “#Abrace esse Compromisso: Lutar, Ampliar e Conquistar”

Mulheres sindicalistas denunciam casos de assédio psicológico da Ethiopian Airlines no Aeroporto

18/09/2018 - Destaque

Em reunião, realizada na sede do Sindigru, empresa se comprometeu em averiguar os casos e dará um retorno

Após longa negociação, Latam atende pauta do Sindigru em favor dos trabalhadores demitidos

24/08/2018 -

Outro pleito negociado pelo Sindigru e aceito pela Latam é que todas as homologações serão assistidas pelo Sindicato

+

Convênios

Campanha Salarial

Fotos

Paralisação no GRU Airport contra demissão arbitrária de dirigentes do Sintaag

Vídeos

Facebook