Campanha Salarial: Negociação das pautas dos aeroviários acontecerá no dia 10 de novembro

FENTAC reforçou a importância das empresas avançarem na proposta de reajuste salarial acima da inflação e nas pautas sociais dos trabalhadores

Por: Viviane Barbosa, Sindigru - Publicação: 31/10/2017
Rodada de Negociação FENTAC, FNTTA e SNEA no dia 31 de outubro de 2017 - Viviane Barbosa/Mídia Consulte - Baixar Imagem

Dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTAA) saíram da 3ª rodada de negociação da Campanha Salarial realizada nesta terça-feira (31) com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) “menos frustrados”.

Durante a rodada, os sindicalistas reforçaram a importância das empresas avançarem na proposta de reajuste salarial acima da inflação (a reivindicação é 5%)  e nas pautas sociais dos trabalhadores para a renovação das Convenções  Coletivos de Trabalho.

Após longo debate, o SNEA assumiu o compromisso em analisar as pautas de  reivindicações, entregues no dia 22 de setembro, na próxima rodada no dia 10 de novembro.   Ronaldo Trad, presidente do Sindicato Patronal, disse que, apesar da “nuvem negra” da Reforma Trabalhista, as empresas aéreas querem fazer a renovação das Convenções e não querem retirar direitos.

Avanço no diálogo

Para o presidente da FENTAC e aeronauta, Sergio Dias, as empresas demonstram um avanço ao se comprometerem em dar uma resposta às pautas das Federações. “Sabemos que as empresas continuam com um discurso bastante duro, mas esperamos que esse posicionamento mude na próxima negociação”, destaca Dias.

Principais reivindicações econômicas

Neste ano, os  aeronautas e aeroviários reivindicam a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro,  e ganho real (produtividade) que totaliza 5% nos salários, pisos, diárias de alimentação (exceto internacionais), vale-alimentação,  seguro de vida e  no vale-refeição e 10% nos pisos.

Reivindicações Sociais dos Aeroviários

Garantia de creche ao pai aeroviário;
Garantia de emprego ou salário à empregada que sofrer aborto;
Falta abonada para o aeroviário atleta;
Pagamento do Auxílio Maquiagem para as aeroviárias;
Implementação de Campanhas contra assédio moral, sexual, homofobia e discriminação;
Auxílio acidente e subsídio de medicamentos em casos de acidente no trabalho.