Conheça o Hospital do Homem

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, foram feitas mais de 8 mil cirurgias de próstata

Por: Viviane Barbosa, da Redação Sindigru - Publicação: 14/09/2017
Hospital do Homem - Baixar Imagem

O Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), superou a marca de 8 mil procedimentos cirúrgicos da próstata, entre casos benignos e malignos, desde sua inauguração, em 2010.

Somente no último ano foram realizadas na unidade 2,9 mil cirurgias de próstata. O centro, que é parte do Hospital de Transplantes do Estado, realiza cerca de 4.500 consultas todos os meses para o tratamento da doença e procedimentos de prevenção ao câncer, totalizando 54 mil por ano.

Para o médico urologista e coordenador do Centro, Joaquim Claro, esta quantidade de cirurgias ofertadas é fundamental para garantir agilidade no tratamento dos pacientes, sobretudo daqueles diagnosticados com câncer de próstata. "Somos comparados aos maiores e melhores centros internacionais de atendimento urológico", explica.

De acordo com um levantamento do hospital, 60% dos pacientes chegam ao serviço com o câncer de próstata em estágio avançado por falta de prevenção. Segundo a pesquisa, esses pacientes consideram constrangedor procurar ajuda quando os sintomas iniciais da doença aparecem.

O Centro de Referência em Saúde do Homem fica na avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2.651, no Jardim Paulista, e recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo