Greve dos aeronautas e aeroviários inicia a partir das 6h desta quarta (3)

Confira os locais nos principais aeroportos, onde os trabalhadores ficarão concentrados. Categorias farão assembleias após a paralisação

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza da Redação do Sindigru/CUT com colaboração da Beatriz Chaves - Publicação: 02/02/2016 às 14:20 - Atualização: 02/02/2016 às 14:28
Divulgação - Baixar Imagem

Tudo programado para a paralisação nacional dos aeronautas e aeroviários  nesta quarta-feira (3), das 6h às 8h da manhã (horário de Brasília) em 12 aeroportos da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) (abaixo relação dos principais locais) em todo o País.  A expectativa é que cerca de 300 voos sejam afetados, aproximadamente 10% da malha aérea nacional . Nesse horário estão previstos cerca de 3060 voos.
O movimento é organizado pelos sindicatos filiados dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, do Sindicato Nacional dos Aeroviários e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.
A paralisação acontecerá em razão que o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, não apresentou nova proposta de reajuste salarial para os trabalhadores.
As categorias rejeitaram por ampla maioria em assembleias realizadas na sexta-feira (29) propostas das empresas aéreas que previam pagamentos parcelados por faixas salariais, não retroativos à data-base, 1º de dezembro.
Segundo estudo da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na FENTAC, esse formato trará prejuízos ao bolso dos trabalhadores, pois as perdas salariais oscilariam entre 53,16% e 96,22% de um salário mensal ao longo do período em que o reajuste é aplicado.

11% retroativo à data-base
As categorias reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios retroativo à  data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.
“A greve é o último recurso que temos para expressar às empresas que elas precisam valorizar e reconhecer  o trabalho dos profissionais da aviação que são responsáveis pela segurança nos voos e pelo ótimo desempenho do setor”, afirma Sergio Dias, presidente da FENTAC/CUT.

Assembleias
Após as paralisações, os sindicatos dos aeronautas farão assembleias a partir das 9h30 para decidir pela continuidade do movimento grevista nesta quinta-feira (4) ou pela suspensão temporária. Na base dos aeroviários estão previstas assembleias em Recife e Campinas.
Em Guarulhos, Porto Alegre e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários, os dirigentes avaliarão após a greve.  As assembleias dos aeronautas acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Belém.

TST
Até o fechamento dessa matéria, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ainda não tinha se posicionado sobre a instauração de audiência de conciliação entre as partes.

Perfil da Campanha Salarial da FENTAC/CUT
Data-base: venceu em 1º de dezembro 2014/2015
Estão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores na aviação civil regular: aeroviários (que trabalham no chão do aeroporto: agente de check-in/atendimento, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outros), aeronautas (que trabalham dentro da aeronave: comandantes – pilotos, co-pilotos - comissários e comissárias de voo, mecânicos e engenheiros de voo).

Mais informações da Campanha Salarial da FENTAC/CUT

Confira os locais de concentração nos Aeroportos dos aeronautas e aeroviários – 6h às 8h

Guarulhos

GRU Airport
Concentração: Entrada do Embarque doméstico no Terminal de Passageiros 2 (TPS2)

Congonhas

Concentração: Saguão principal do Aeroporto

Campinas
Viracopos
Concentração:
 No saguão perto do check-in da Azul

Juscelino Kubitschek
Concentração:
 Saguão, entrada de passageiros e no check-in das companhias aéreas

Fortaleza - Ceará
Pinto Martins
Concentração: Saguão principal do Aeroporto

Santos Dumont
Concentração:
Praça principal em frente ao Desembarque

Galeão
Terminal de Passageiros 1, em frente ao Despacho Operacional da Gol

Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Salgado Filho

Em frente  ao check-in da Gol no Terminal 1

Recife – Pernambuco
Gilberto Freyre
Acesso ao pátio de manobra às 5h20 e depois subirão para o portão de Embarque

Também acontecerão paralisações nos aeroportos de Florianópolis, Curitiba e  Salvador.