Aeroporto é o segundo melhor do país, aponta pesquisa

Administração do maior Terminal do País teve melhora em 18 dos 20 indicadores avaliados pela Secretaria da Aviação Civil (SAC)

Por: Redação Sindigru com Secretaria da Aviação civil - Publicação: 11/11/2015
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil - Baixar Imagem

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, GRU Airport, teve melhora em 18 dos 20 indicadores ligados diretamente ao operador aeroportuário. Esses indicadores positivos fizeram com que o aeroporto registrasse alta de 27,5%, em comparação aos terceiros trimestres de 2014 e de 2015. O levantamento foi feito pela Secretaria da Aviação Civil (SAC).

Com o resultado, o terminal, que aparecia como último colocado no quesito satisfação geral na edição da Pesquisa feita ano passado, passou para segundo lugar na edição deste ano, como a nota 4,41, segundo a avaliação dos passageiros entrevistados.

Para o diretor de Gestão de Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas, é perceptível que os indicadores que dependem diretamente da gestão melhoraram muito em Guarulhos, assim como em Viracopos e Curitiba.

“Isso mostra a importância da pesquisa para os gestores aeroportuários. Eles estão estudando os resultados e trabalhando em cima de seus indicadores para conseguir essa melhoria na qualidade e na percepção do passageiro”, explicou Possas.

Indicadores

Dos 47 indicadores de qualidade abordados pela pesquisa, sendo o 48º a pergunta sobre a satisfação geral com o terminal, 20 são de responsabilidade exclusiva do aeroporto, 12 se referem à parte comercial do terminal, sete são ligadas às companhias aéreas, seis a órgãos públicos e dois aos transportes. Apenas o agrupamento da área comercial do Aeroporto de Guarulhos ficou nota inferior a quatro (3,72) na pesquisa.

Para os entrevistados, os indicadores ligados ao aeroporto que tiveram maior avanço de um ano para cá foram disponibilidade de tomadas, limpeza dos sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, disponibilidade de sanitários e limpeza geral do aeroporto.

Avanços

Além dos indicadores do aeroporto, outros agrupamentos tiveram resultados positivos que ajudaram Guarulhos a ser o segundo melhor avaliado. O destaque é para a área de transportes, que, no comparativo com 2014, teve melhoria de 31% e a disponibilidade de táxi subiu 20% na avaliação dos entrevistados.

Já a expansão da área comercial de 102 lojas para 244, ampliando a variedade de opções aos viajantes e, por consequência, reduzindo o tempo de fila, garantiu um avanço de 21,5% para o terminal. Nos quesitos referentes às companhias aéreas também apresentaram aumento de 7% e os órgãos públicos de 8%.