Colômbia: Aeroviários e aeronautas na Avianca e Taca debatem ações

A atividade reuniu sindicalistas do Brasil, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Argentina

Por: Vanessa Barboza, da Redação Sindigru, com a colaboração de Viviane Barbosa - Publicação: 04/11/2015
Foto: divulgação - Baixar Imagem

Dirigentes da FENTAC/CUT participaram nos dias 1 e 2 de novembro do Encontro dos Trabalhadores da Avianca e Taca. A atividade aconteceu em Bogotá, Colômbia, e reuniu sindicalistas do Brasil, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Argentina .

No encontro, foi debatida as várias ações implementadas pela empresa em cada país de atuação. “O objetivo da atividade foi trocar experiências das realidades dos trabalhadores e dos sindicatos em todos os países em que a Avianca e a Taca operam”, pontua o dirigente da FENTAC e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), Orisson Melo.

Entre as metas definidas pelos participantes estão:  realizar planos de ações sindicais conjuntas nos diversos países, visando melhorar as condições de trabalho de todos os aeroviários e aeronautas;  respeito às organizações sindicais que representam os trabalhadores tendo como ponto principal um acordo coletivo regional macro em toda a América do Sul. “O acordo seria uma convenção na qual todos tenham condições minimamente iguais em todos os países”, explica Melo.

Encontro Rede Latam

A FENTAC também participa do encontro dos Trabalhadores na Rede Latam, em Bogotá. A atividade, que começa nesta quarta (4), visa discutir ações para os trabalhadores da empresa na América do Sul. O encontro termina na quinta-feira (5).