Aeroviários vão às urnas eleger nova Direção do Sindigru/CUT nos dias 23 e 24

Concorre a Chapa Única “Somos todos Sindigru” encabeçada pelo trabalhador na GOL, Rodrigo Maciel

Publicação: 18/09/2015
Foto: Chapa Única Cutista dos Aeroviários de Guarulhos - Baixar Imagem

Os aeroviários nas companhias aéreas do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) vão às urnas nos próximos, dias 23 e 24 de setembro, para eleger a nova Direção do Sindicato da categoria.

Concorre ao pleito a Chapa Única cutista, batizada “Somos todos Sindigru”, encabeçada pelo atual diretor jurídico e trabalhador na GOL, Rodrigo Maciel, -- que foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia da Comissão Eleitoral, realizada de forma transparente e democrática na sede do Sindicato, em agosto.

À frente do Sindigru/CUT há sete anos, o trabalhador na TAM, Orisson de Souza Melo, se despede da presidência, mas continuará contribuindo com a nova Direção.

“Orisson é um grande professor e  militante histórico do movimento sindical.  Este companheiro não só reorganizou, mas também concretizou trabalhos e aproximou o Sindicato da categoria, garantindo uma organização de lutas e de força contra os empresários do setor aéreo”, orgulha-se Maciel.

O encabeçado da Chapa Única cutista também frisa que o forte ensinamento irá permanecer no próximo mandato. “Orisson irá trabalhar junto à direção propondo novas ideias e bandeiras”, completa.

Perfil e Propostas

O companheiro Maciel é diretor jurídico no Sindicato, trabalhador na Gol e sucessor na presidência do Sindigru. Aos 35 anos de idade, ele é bacharel em Ciências do Trabalho pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e tecnólogo em Gestão Empresarial.

Maciel sempre acreditou que a organização do trabalhador tem de ser fortalecida, questionando-se sobre os direitos dos cidadãos dentro da sociedade.

Em 2008, durante a reconstrução da democracia dentro do Sindicato, foi convidado para participar da base e descobriu que a sua principal vocação é lutar de forma intransigente pelos direitos dos trabalhadores aeroviários e aeroviárias do Aeroporto de Guarulhos. “Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos aeroviários  e aeroviárias de Guarulhos”, explica.

A nova direção, liderada por Maciel, pretende intensificar a luta pelo desenvolvimento e qualificação dos trabalhadores e vai trabalhar pela reformulação e modernização da ação sindical para enfrentar os novos desafios.

Outras bandeiras de lutas são: combater o criminoso projeto de lei 4330 que permite a precarização da mão de obra dos trabalhadores; fortalecer a luta contra a discriminação nos locais de trabalho, o assédio moral, sexual e pela igualdade de oportunidades; continuar exigindo das empresas aéreas melhores condições de trabalho; defender a regulamentação profissional da categoria e lutar contra as empresas e sindicatos piratas que investem para dividir contra nossa categoria;  ampliar os benefícios culturais e esportivos e atuar nas lutas da comunidade guarulhense, por meio através do Núcleo Sindical Cidadão, e defender as bandeiras da CUT.

Locais de votação

Participarão da eleição os trabalhadores nas empresas aéreas do GRU Airport sócios ao Sindicato que poderão votar na sede do Sindicato e na Subsede localizada no Aeroporto.

A apuração dos votos acontecerá no final das eleições, no dia 24.

Apoio

A Chapa Única cutista recebeu apoios de importantes lideranças da aviação, do movimento sindical cutista e do ramo dos transportes. Entre elas estão: a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL/CUT), a CUT Nacional, a CUT/SP,  os sindicatos regionais dos aeroviários de Recife, Campinas, Porto Alegre, o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) e o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA).

Conheça os companheiros e companheiras da Chapa Única cutista

Diretoria Executiva:
Presidente: Rodrigo Maciel Silva;
Secretaria Geral: Debora Cavalcanti de Souza Lima;
Tesoureiro Geral: Orisson de Souza Melo;
Segundo tesoureiro: Adeildo Bezerra de Lucena;
Diretor de Patrimônio: Manuel Gomes da Soledade
Diretor de saúde e comunicação: Franklin Dias Santos;
Diretor Jurídico: Jose de Assis Pereira.
Diretores Efetivos:
Ronnie Von Batista de Araujo;
Celia Maria do Nascimento;
Jeferson Costa Oliveira;
Angelo Marcio da Silva;
Vitor Augusto de Castro;
Armando de Almeida Rodrigues;
Benedito Inacio Rufino.
André Peres dos Santos;
Leandro Jorge Cavalcanti;
Tatiane de Paiva Ribeiro.
Francisco Etevaldo Ferreira Lima;
Dimas Teodoro da Silva;