Aeroporto comemora 30 anos

Publicação: 20/01/2015
divulgação - Baixar Imagem

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, maior da América Latina, completa trinta anos nesta terça-feira (20).

Inaugurado em 20 de janeiro de 1985 pelo governador André Franco Montoro, toda história teve início em 1947, quando se percebeu que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou alto movimento e se tornou perceptível que seria necessário mais um local de transporte aéreo para atender a demanda da população.

Durante muito tempo várias discussões ocorreram e diversas áreas foram alvo de debates sobre qual seria aquela a ser cedida para a construção de um novo aeroporto.

A área que abriga a instituição, porém, foi doada em 1940 pela família Guinle ao Ministério da Guerra, atualmente conhecido como Ministério da Defesa, e deveria servir para a Base Aérea de Guarulhos como um aeródromo militar.Por 27 anos, a gestão ficou por conta do governo, através da Infraero.

GRU Airport

Em fevereiro de 2012, o aeroporto passou por um leilão à iniciativa privada e o grande vencedor que ficou com 51% dos direitos administrativos foi o consórcio Invepar ACSA, que ofereceu R$ 16,2 bilhões para se tornar o novo gestor.

O consórcio assumiu o aeroporto em novembro do mesmo ano com o nome de GRU Airport e deu início às obras do terceiro terminal, inaugurado um ano e nove meses depois. Em 2014, o aeroporto registrou 35,9 milhões de passageiros até novembro, número superior aos 32,5 milhões de 2013.

Com informações da Folha Metropolitana