Campanha da ONU reforça que todo dia é Dia dos Direitos Humanos

Data é celebrada nesta quarta-feira (10)

Publicação: 10/12/2014

Em 10 de dezembro de cada ano, o Dia dos Direitos Humanos comemora a data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamando os seus princípios como o “ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.”

O slogan deste ano, “Direitos Humanos 365”, engloba a ideia de que todo dia é Dia dos Direitos Humanos. Ele celebra a proposição fundamental da Declaração Universal que cada um de nós, em todos os lugares, em todos os tempos, tem direito a toda a gama de direitos humanos, que os direitos humanos pertencem igualmente a cada um de nós e nos unem como uma comunidade global com os mesmos ideais e valores.

Em 2014, a mensagem “Direitos Humanos 365” é inequívoca: o Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) reitera seu mandato e se une aos milhões de homens e mulheres no mundo todo que se arriscam pelos direitos humanos.

Faça sua voz ser ouvida agora através da campanha no Vine: explique por que os direitos humanos importam 365 dias. É tão importante agora, como tem sido em qualquer momento nos últimos anos, declarar sua adesão e apoio a comunidade internacional de direitos humanos.

Em qualquer escala, 2014 será lembrado como um ano de grandes desafios dos direitos humanos. Em lugares onde só recentemente houve progresso na realização dos direitos humanos, tem havido agora recuo. No entanto, aconteceram avanços globais significativos e muitos estão acontecendo na realização dos nossos direitos humanos.

O apoio à Declaração continua crescendo: este ano a Convenção contra a Tortura alcançou seu 30º ano, a Convenção sobre os Direitos da Criança tem 25 anos. Em 2015, o primeiro dos acordos internacionais que dá efeito a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial marca o seu meio século.

Como uma comunidade global, todos compartilhamos um dia no qual esses marcos podem ser reconhecidos e podemos fazer um balanço dos desafios pela frente: o Dia dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro. Ele oferece a todos nós a oportunidade de declarar nosso compromisso com os princípios e normas desenvolvidos ao longo das mais de seis décadas desde que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada.

Com ONU