Aeroviários e aeronautas querem reajuste salarial com ganho real e avanço nos direitos

Dirigentes dos sindicatos filiados realizaram Seminário e definiram estratégias da Campanha Salarial

Publicação: 15/09/2014
Dirigentes e assessores participam de Seminário da FENTAC - foto: Nayara Striani/Mídia Consulte - Baixar Imagem

Aeronautas e aeroviários deram um passo importante na organização da Campanha Salarial. A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca de 70 mil trabalhadores em todo o País.

Nos dias 11 e 12, em São Paulo, 30 dirigentes dos sindicatos filiados à FENTAC/CUT em Guarulhos, Campinas, Pernambuco, Porto Alegre e nas bases dos Sindicatos Nacionais dos Aeronautas e dos Aeroviários definiram em Seminário de Planejamento as estratégias da Campanha. “O Seminário foi extremamente positivo. A participação dos companheiros aeroportuários, que têm data-base em 1º de maio, foi muita rica. O nosso  grupo sai daqui com maturidade e com muita disposição de luta”, destaca o comissário de voo na Gol (aeronauta) e presidente da FENTAC, Sérgio Dias, que assumiu a presidência em março deste ano.

Dias disse que a Campanha Salarial unificada terá um trabalho muito árduo do ponto de vista de mobilização, mas os dirigentes estão dispostos a fortalecer os laços com a categoria. “Nosso objetivo, enquanto base e direção, é conquistar a reposição da inflação com ganho real e avançar nas cláusulas econômicas e sociais”, explica.

Produtivo

O crescimento de 5,7% na aviação civil, registrado em junho deste ano em comparação ao ano passado, foi apontado pelo diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre e da Executiva da FENTAC, Paulo Rodolfo, como um indicador importante para negociar um bom reajuste com as empresas aéreas.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Orisson Melo, elogiou o Seminário. “Uma forte mobilização na base conquistará o reajuste com aumento real”.

Everaldo Pereira Dutra, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco (Sindaero), também concorda. “Minhas expectativas são as melhores. Lutaremos também pela criação de um piso para o pessoal do check-in”.

Unidade
 O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Luiz da Rocha Cardoso, o Pará, disse que o Seminário fez uma reflexão dos erros do passado e fortaleceu a unidade do grupo. “Esse ano, com certeza, a nossa Campanha será melhor”.

Diogo Almeida, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Campinas e de Formação da FENTAC, falou que o evento foi muito produtivo e apontou um norte diferenciado que, com muita resistência e mobilização, fará com que as categorias alcancem seus objetivos.

Na opinião de Rodrigo Spader, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, as categorias terão êxito na Campanha. “Queremos um reajuste acima da inflação e direitos que assegurem uma melhor qualidade de vida para todos”, finaliza.

Assembleias e reivindicações

Os aeronautas, organizados pelo SNA, aprovarão as pautas da Campanha em assembleia no próximo dia 19. Já os sindicatos filiados dos aeroviários definirão as reivindicações em assembleias nos aeroportos até o dia 20. Também será definido o slogan da Campanha e a data de lançamento, cujas propostas serão apresentadas em 6 ou 10 de outubro.

As pautas de reivindicações dos aeronautas e aeroviários serão entregues para a bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviários (SNEA) em 30 de setembro.

Negociações com SNEA
Também será apresentado aos trabalhadores em assembleias a proposta de calendário de Negociação Coletiva com o SNEA: 22/10 – 1ª Rodada; 05/11 – 2ª Rodada; 12/11 – 3ª  Rodada; 19/11  4ª  Rodada e 26/11 – 5ª  Rodada.

Base FENTAC/CUT

A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores em aviação civil: aeroviários (que trabalham no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção e operador de equipamento), aeronautas (pilotos, co-pilotos, mecânicos e engenheiros de voo e comissários de voo)  e do setor de táxi aéreo.

As categorias são representadas pelo sindicato nacional dos aeronautas e pelos sindicatos dos  aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife  e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT).

Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC/CUT