73ª Conferência da Ifalpa discute temas importantes da aviação

Encontro aconteceu em Luxemburgo na Europa

Por: Redação Sindigru com SNA - Publicação: 22/03/2018
divulgação - Baixar Imagem

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participaram da 73ª Conferência da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos). O evento no dia 16 de março, em Luxemburgo, na Europa. Também participaram representantes das associações Asagol (Tripulantes na Gol) e ATT (Tripulantes na TAM).

Entre os assuntos mais importantes discutidos na conferência foram os efeitos dos processos de globalização e liberalização dos mercados, crescimento das companhias low cost, o aumento da participação do capital estrangeiro, bandeiras de conveniência e a questão das ameaças aos direitos trabalhistas causadas por ataques de governos e empresas.

Além disso, foi tratada a  questão das alianças Globais , acordo de code share e joint venture por parte das empresas. O evento também debateu a regulamentação de drones.

Segundo o SNA, a consolidação da organização dos pilotos que trabalham para empresas transnacionais, como Ryanair e Norwegian, marcou parte dos trabalhos da Federação durante a Conferência.  “Com apoio da ECA (European Cockpit Association), esses pilotos começaram a ser representados por sindicatos locais em diversas bases das empresas em diferentes países —e podem assim negociar seus contratos de trabalho de forma coletiva, e não mais em contratos individuais”, destaca a entidade.

Moção

Durante o evento, também foi aprovada uma moção de repúdio à Avianca Colômbia devido ao episódio das negociações com pilotos da companhia, que culminaram numa greve da categoria no país, e que hoje sofrem fortes represálias por parte da empresa.

A Fespla (Federação dos Sindicatos de Pilotos da América Latina) também marcou presença na conferência, demonstrando a união da região no cenário internacional.