Mecânicos de manutenção de aeronaves no Brasil e Argentina pedem apoio da ITF para barrar retirada de profissionais

Trabalhadores enviaram ofício para a entidade. Confira

Por: Redação Sindigru - Publicação: 15/12/2017

Por meio de ofício, os  mecânicos de manutenção de aeronaves e os profissionais técnicos do  setor no Brasil e na Argentina solicitam o apoio da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) para impedir o programa das companhias aéreas que tem como objetivo substituir e retirar esses trabalhadores, que desempenham um trabalho essencial na segurança de voo diária de milhões de passageiros.

No documento, os profissionais salientam que devido ao aspecto cultural na segurança aeronáutica operacional (tempo mínimo em solo e condições especiais de abastecimento) no Brasil, na Argentina e região, os mecânicos de manutenção são responsáveis por todas as etapas de inspeção preventiva nas aeronaves em solo durante o pouso e a decolagem.

“Essa medida preocupante das empresas aéreas, que visa apenas a redução de custos, compromete a segurança dos aviões, dos passageiros e dos trabalhadores argentinos e brasileiros”, destacam em nota.

A iniciativa tem apoio da FENTAC, dos sindicatos dos aeroviários de Guarulhos, Pernambuco, Porto Alegre e Nacional dos Aeroviários e de entidades que representam a categoria na Argentina.

Confira a seguir o documento: