Sindigru participa da 15ª Plenária Estatutária da CUT/SP

A atividade teve ricos debates democráticos sobre os desafios da Central diante dos ataques à classe trabalhadora como a Reforma Trabalhista

Por: Redação Sindigru com CUT-SP - Publicação: 24/07/2017
Dirigentes durante a Plenária que aconteceu na Quadra dos Bancários - foto: Dino Santos/SP - Baixar Imagem

O presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel, e os dirigentes Orisson Melo e Debora Cavalcanti participaram da 15 ª Plenária Estatutária – Congresso Estadual Extraordinário e Único da CUT-SP. A atividade foi realizada nos dias 21 e 22 de julho, na quadra dos bancários, na capital paulista. Também participou representando o setor da aviação, o companheiro Paulo Alexandre, do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).

A Plenária teve ricos debates democráticos sobre os desafios da Central diante dos ataques à classe trabalhadora como a Reforma Trabalhista e a perseguição contra o ex-presidente Lula.

Segundo o Secretário-geral da CUT-SP e coordenador-geral da plenária, João Cayres  o golpe continua em andamento retirando direitos e quer acabar com a aposentadoria.  “Agora, a nossa luta tem que ser pela revogação da Reforma Trabalhista e em defesa da Previdência Social. Vamos continuar nas ruas e promovendo greves”, afirmou.

Já o presidente da CUT-SP, Douglas Martins Izzo, disse que o saldo dessa plenária é positivo e que a Central buscará a construção de uma alternativa nas eleições de 2018. “Temos que construir um projeto popular para o estado de São Paulo, articulado com os movimentos populares e partidos de esquerda, para propor uma alternativa para esse estado conservador que, há muitos anos, não apresenta uma política que atenda de fato a população trabalhadora.”

Congresso Nacional da CUT

O Secretário de Organização da CNTTL e diretor de Saúde da CUT/SP, Wagner Menezes, o Marrom, e um dirigente do Sindviários (agentes de trânsito) foram os delegados eleitos para Congresso Nacional da CUT, que ocorrerá em agosto em São Paulo. A secretária geral do Sindigru, Debora Cavalcanti também foi eleita delegada pela cota de mulheres. Já o presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel, dirigente do SINA, Paulo Alexandre e um membro da oposição aos condutores de SP participarão como observadores.

Estes dirigentes vão apresentar propostas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras em transportes neste Congresso.

Homenagens

Também durante a Plenária foram realizadas homenagens ao ex-vice-presidente da CUT-SP, Sebastião Cardozo, o Tião, e ao ex-coordenador da subsede da CUT Araçatuba, Jaime Izidoro, falecidos este ano. A direção foi recomposta com o bancário Valdir Fernandes, o Tafarel, na vice-presidência da CUT-SP. Em seu lugar, na coordenação da subsede Osasco, entra o também bancário Luiz César de Freitas, o Alemão. Já na subsede Araçatuba ocupará a coordenação a professora Cleide Maria de Jesus Almeida.