Campanha Salarial: Proposta dos aeroviários será apresentada às empresas nesta quinta-feira (14)

Negociação entre FENTAC/CUT e SNEA acontece na sede do Sindicato patronal, em São Paulo

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindigru - Publicação: 13/01/2016
Negociação entre FENTAC e SNEA realizada em 17 de dezembro - Viviane Barbosa/Mídia Consulte - Baixar Imagem

Dirigentes do Sindigru junto à FENTAC/CUT se reúnem com representantes do  Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) nesta quinta-feira (14) para a sexta rodada de negociação da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da aviação regular. O encontro acontece na sede do Sindicato patronal, em São Paulo.

Na ocasião, a bancada dos trabalhadores apresentará a contraproposta elaborada pelas categorias em assembleias realizadas no dia 7 de janeiro que consiste em reajuste salarial de 12% (10,97% de reposição da inflação da data-base, 1º de dezembro, e 0,93% de aumento real), aumento de 15% nos pisos salariais e demais benefícios econômicos e 20% na cesta básica.

Por unanimidade, os trabalhadores rejeitaram a proposta das empresas, apresentada na última rodada em 17 de dezembro de 2015, que não contempla a reposição da inflação (10,97%), não tem ganho real e ainda impõe perdas no poder de compra dos trabalhadores. Até agora foram realizadas cinco rodadas de negociação, iniciadas em outubro de 2015, e as empresas  insistem no discurso do “reajuste salarial zero”.

Aeroviários aprovam “estado de greve”

Os aeroviários de Guarulhos, Campinas, Recife, Porto Alegre e das bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários  aprovaram nas assembleias  “estado de greve” nos aeroportos de todo o Brasil, caso as empresas não avancem nas reivindicações dos trabalhadores.

Os aeronautas são solidários e poderão aprovar esse movimento na próxima semana.