Campanha Salarial:Aeroviários realizam assembleia para definir reivindicações nesta quarta (16)

Data-base é 1º de dezembro e a Campanha é organizada pela FENTAC/CUT

Publicação: 14/09/2015
Assembleia Aeroviários de Guarulhos - foto: Nayara Striani/Mídia Consulte - Baixar Imagem

Aeroviários e aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) dão início aos preparativos da Campanha Salarial 2015/2016. A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em campanha cerca de 70 mil trabalhadores  em todo o Brasil.

As categorias realizarão nesta semana assembleias para definir as principais reivindicações deste ano que serão entregues para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as empresas aéreas TAM, Gol, Azul e Avianca. Os encaminhamentos foram aprovados no Seminário de Planejamento da Campanha Salarial, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Porto Alegre.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) realizará nesta terça-feira (15) assembleias nos aeroportos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Porto Alegre. (confira abaixo).  Já os aeroviários, as assembleias acontecerão em Guarulhos na quarta-feira (16), em Recife na quinta-feira (17) e o Sindicato Nacional dos Aeroviários realizará nas suas bases localizadas em todo País, no dia 22. Os aeroviários de Porto Alegre realizarão nos próximos dias.

Crise não atinge aviação

Segundo o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sergio Dias, a aviação vive boa fase no país. “Hoje existe uma crise política, mas a econômica que atingiu alguns setores não afetou a aviação. Houve crescimento na demanda, maior aproveitamento das aeronaves e os trabalhadores passaram a produzir mais. A crise econômica não será a desculpa para as empresas aéreas não avançarem nos reajustes e direitos que os aeronautas e aeroviários realmente merecem”, avalia o sindicalista.

Aviação registra bons resultados
Segundo diagnóstico apresentado durante o Seminário da FENTAC pelo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação e sociólogo, Mahatma Ramos, o setor aéreo teve bons resultados.  De 2011 a 2014, o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) teve um crescimento de 2,1%, sendo que em 2014 a aviação civil brasileira apresentou crescimento de 5,61%.  Em relação aos voos, a demanda internacional teve aumento de 49,6%. Já a doméstica apresentou crescimento de 88,2%, o que representa  aumento de 77,4%.
Enquanto o modal rodoviário registrou 37,05% de passageiros em 2014, o aéreo teve 62,95%. “O avião foi o meio mais utilizado na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Os números comprovam que o cenário de crise no País, para o setor da aviação, não apresentou impacto”, destaca Ramos.

Entrega de Pautas e Arte da Campanha

Após a definição e aprovação das reivindicações nas assembleias dos aeronautas e aeroviários, a FENTAC e os sindicatos filiados entregarão as pautas para o SNEA. Também acontecerá um ato de lançamento da Campanha. Essas ações deverão ocorrer na próxima semana.

A FENTAC/CUT e os sindicatos filiados divulgarão nesta semana a arte e o slogan da Campanha Salarial 2015/2016.

 

Viviane Barbosa, da Redação do Sindigru /CUT

Comunicação do SINDIGRU/CUT

Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb-28121
Redatora: Vanessa Barboza Mtb-74572
Mídia Consulte: 55 + (11) –3136-0956 - 9+6948-7449
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


Últimas Notícias

Ministério Público do Trabalho defende fortalecimento dos Sindicatos

10/07/2018 - Destaque

Confira vídeo divulgado pelo órgão! #VemProSindigru

Escola DIEESE prorroga inscrições para pós-graduação em Sindicalismo e Trabalho

06/07/2018 - Linha Rápida

Inscreva-se até 27 de julho

Plantão jurídico

05/07/2018 - Destaque

#1ºCopaDosAeroviários

03/07/2018 - Destaque

Confira a Tabela dos jogos

+

Convênios

Campanha Salarial

Fotos

Paralisação no GRU Airport contra demissão arbitrária de dirigentes do Sintaag

Vídeos

Facebook