Começa a Campanha Nacional de vacinação contra gripe

Cerca de 40 milhões de pessoas devem ser imunizadas no país

Publicação: 04/05/2015
Arte: MS - Baixar Imagem

Cerca de 40 milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a gripe no país a partir desta segunda-feira (4). A vacina é o principal método de prevenção contra as doenças respiratórias. Ela ajuda a reduzir as internações por pneumonias e o número de mortes por complicações da influenza. Os principais sintomas da gripe são febre, tosse, dor na garganta e dores de cabeça, muscular e nas articulações. A vacina contra gripe vai ser disponibilizada para crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos; trabalhadores da saúde, povos indígenas; gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressalta que a vacina é segura. “A vacina é muito segura. Ela evita complicações, ela evita internações e evita até 75% dos óbitos. Portanto, é decisiva essa mobilização nacional que começa no dia 4. No dia 9 de maio, sábado, mais de 60 mil postos estarão abertos em todo país para fazer a vacinação”.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra ainda que a vacina disponível para a população protege contra os principais vírus em circulação da gripe. “Nós temos o privilegio de poder contar na composição da vacina com os vírus que circularam no hemisfério norte, no inverno deles. Portanto, nós temos os três principais vírus, o H1N1, H2N3 e o B que são aqueles que compõem a vacina que está sendo fornecida para a nossa população. A mais moderna, a mais segura e, portanto, aquela com maior capacidade de proteção para a população brasileira”.

A principal forma de transmissão do vírus da gripe é pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Por isso, o Ministério da Saúde orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe do Ministério da Saúde que começa na segunda-feira vai até o dia 22 de maio em todos os postos de saúde do Brasil.

Do Blog da Saúde