Entidade

Nossa história

O SINDIGRU foi fundado após a criação do aeroporto. Mas a aviação comercial no Brasil é bem mais antiga. Ela tem início na década de 1920, e a organização sindical no setor aéreo, em 1940.

Muitas foram as conquistas obtidas pelo Sindicato ao longo desses anos, e a maioria delas está expressa na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), renovada ano-a-ano, que garante reajustes nos itens econômicos e melhorias nos direitos sociais para a categoria aeroviária.

Em 2005, os aeroviários de Guarulhos integraram um movimento nacional pela reestruturação do setor aéreo, em meio à crise das companhias Varig e Vasp. As manifestações, coordenadas pela FENTAC/CUT, foram realizadas nas principais capitais do País e no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

O objetivo era apresentar ao governo federal propostas de mudanças nas políticas para o setor, a fim de evitar o fim das operações das companhias.

Os trabalhadores do setor também lutaram pela desmilitarização do órgão de regulação (antigo DAC), que foi substituído pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). E lutam, hoje, pela manutenção dos empregos, contra as medidas autoritárias impostas pela Agência, como a abertura dos céus brasileiros, pela manutenção dos aeroportos sob administração da Infraero, pela redução da jornada sem redução de salários, dentre outras lutas.

Diretoria do SINDIGRU

Festa do Dia do Aeroviário 2016